Quem pode se associar ao Sindicato?
Qualquer pessoa que possua carteira profissional assinada e atualizada pela empresa, com função ligada à categoria profissional de vendas (descrita na mesma pelo empregador).

Quais os documentos necessários para o vendedor se tornar associado?

RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA SE ASSOCIAR

VALOR DA MENSALIDADE: R$ 15,00

NO ATO DA INSCRIÇÃO PAGAR 3 MENSALIDADES

1 – TITULAR

• CARTEIRA PROFISSIONAL ASSINADA

• 2 FOTOS 3X4  - (SOLTEIRO)

• 3 FOTOS 3X4  - (CASADO OU ASSEMELHADO)

• COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO

2 – DEPENDENTES:

• CERTIDÃO DE CASAMENTO

• 2 FOTOS 3X4 (ESPOSA E/OU COMPANHEIRA)

• 2 FOTOS 3X4 (FILHOS MAIORES DE 5 ANOS) E CERT. NASCIMENTO

OBSERVAÇÃO:

No caso de inscrição de companheira deverá ser apresentada Certidão de Dependência Econômica fornecida pelos Cartórios.

Não esquecer de preencher a proposta corretamente colocando o bairro, a cidade, o CEP e o telefone residencial. PARA FAZER DOWNLOAD DO ARQUIVO DA PROPOSTA CLIQUE AQUI.

Qual a situação atual com relação aos dissídios coletivos da categoria?
Desde 1994, os dissídios coletivos encontram-se no Tribunal Regional do Trabalho para serem julgados. A aprovação do Congresso pela livre negociação entre patrões e empregados dificultou a aprovação dos mesmos.
O Sindicato tem conseguido alguns reajustes com empresas que aceitam fazer acordos porém existem várias empresas que ainda não tem interesse em fazê-los.

Quais os benefícios que o associado possui?
Ao se tornar associado a pessoa tem direito a utilizar os serviços médicos, odontológicos e jurídicos que o Sindicato disponibiliza. Além disso poderá desfrutar da Colônia de Férias para usufruir em suas horas de lazer, em conjunto com dependentes e amigos.

O Sindicato possui sede social em Niterói?
Sim, o Sindicato possui uma sede em Niterói com o objetivo de assistir os associados desta região. Ele fica localizado na Avenida Amaral Peixoto, 467 - sala 1007, com horário de atendimento de 8h30 às 16h, às segundas, quartas e sextas-feiras.

A Contribuição Sindical é devida por parte de quem?
Por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional e, até mesmo, de uma profissão liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profissão.

Quais profissionais estão enquadrados na categoria de Vendedores e Viajantes?
Estão enquadrados os Empregados Vendedores Pracistas, Viajantes, Vendedores-Motoristas, Chefes, Gerentes, Assessores, Promotores, Demonstradores, Repositores, Operadores de Telemarketing, Supervisores e Inspetores de Venda.

Caso uma empresa possua filiais em outros estados onde deve ser feito o recolhimento da contribuição sindical?
De acordo com a Lei, as filiais das empresas que possuem sede em outros estados devem recolher a contribuição para o Sindicato do estado onde a filial está localizada. É necessário apenas que todos os empregados exerçam atividades pertinentes à categoria.

Qual o período do recolhimento da contribuição sindical?
As empresas devem proceder o desconto da contribuição sindical dos empregados no mês de março e o total arrecadado deve ser depositado no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, ou nos estabelecimentos bancários nacionais integrantes do Sistema de Arrecadação dos Tributos Federais, durante o mês de abril de cada ano. As guias para esse recolhimento são fornecidas pelo Sindicato de forma gratuita, devendo uma das vias ser enviada à Sede do Sindicato para resguardar interesses da empresa.

Existe multa caso a empresa não pague a contribuição dentro do prazo?
Sim. Caso a empresa não faça a contribuição até o dia 30 de abril será acrescido uma multa de 10%. Caso a empresa não pague esta multa em 30 dias haverá um adicional de 2% por mês subseqüente de atraso, bem como juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Como é considerado o ano para fins de contribuição sindical?
De março a fevereiro. Por exemplo, se um empregado for admitido em fevereiro vai sofrer - em março - dois descontos de contribuição sindical: um referente ao período que termina em fevereiro (caso não tenha pago) e outro referente ao período que se inicia em março.

Qual valor deve ser descontado do funcionário referente à contribuição sindical?
Para os empregados cuja remuneração seja constituída apenas de comissões ou parte fixa mais comissões o desconto é equivalente a 1/30 (um trinta avos) do total percebido no mês de fevereiro. No entanto, para os empregados cuja remuneração seja constituída exclusivamente de parte fixa o valor a ser descontado é referente a 1/30 (um trinta avos) do rendimento percebido no mês de março.

Caso sua dúvida não esteja aqui, entre em contato conosco através do site ou dos telefones 2221-8919 ou 2221-2688. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.